Medo da Câmera: Supere este monstro de uma vez por todas

Medo da Câmera: Supere este monstro de uma vez por todas
8 de outubro de 2013 Vitor Alli

É impressionante como a câmera consegue intimidar tantas pessoas.

Mas, sendo muito sincero com você, na maioria das vezes as insegurancas que assombram grande parte dos que se aventuram em gravar vídeos acabam sendo as mesmas.

Você se sente feio, desarticulado, duro, artificial, com voz irritante, pode vir a gaguejar ou simplesmente ficar nervoso e travar. Mas e se eu dissesse a você que essa situacao é mais comum do que se imagina?

Calma que nao é patológico e tem solucao. Não ache que isso só acontece com você ou com quem é tímido.

O Medo da Câmera é resultado de uma série de fatores que vamos conhecer a partir de agora.

Acontece que ao longo de toda uma vida a gente é incitado a acreditar em falsas verdades sobre a producao de vídeos. Essas inverdades geram medos e sensacoes que nos afastam gradativamente da vontade de produzir.

Desde já, peco para que leia também o post sobre os 3 Piores Mitos da Producao de Vídeos porque ele complementa o conteúdo deste texto.

Geralmente os fatores que nos levam ao Medo da Câmera estao relacionados a:

– Timidez e Falta de Conforto;
– Falta de Consciência das ferramentas e dos processos de producao;
– Crenca nos 3 Piores Mitos da Producao de Vídeos.

Com a leitura deste post você vai entender mais sobre:

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– A relacao da timidez com a producao de vídeos;
– De onde vem o Medo da Câmera; e
– Como comecar a superar este problema.

 

O Medo da Câmera: o que você precisa saber

Preciso comecar este texto fazendo com que você saiba desde já que o que nos traz uma má performance frente às câmeras é não ter a consciência de como a nossa imagem funciona no video.

É uma afirmacao muito contundente, eu sei. Mas leve isso em consideracao daqui para a frente.

O que sempre notei nas pessoas ao longo de todo o meu trabalho é que o desconforto na hora de gravar geralmente é fruto de uma falta de confiança.

Uma falta de confianca no fato de que a imagem pode ser controlada.

Para muitos, no vídeo, tudo parece ser apenas como é e pronto. Ou seja, nao existe a possibilidade de modificar elementos para obter melhores resultados porque simplesmente a imagem é como é.

Por não conhecermos efetivamente as ferramentas que os nossos corpo, equipamento, conteúdo e voz podem oferecer, acabamos passando por grandes frustracoes. Os primeiros vídeos geralmente ficam longe de ser o que esperávamos.

É difícil confiar numa imagem que nao agrada. Mas para fazê-la agradar, é preciso, sim, obter controle sobre ela.

O Medo da Câmera vem, portanto, por nao acreditarmos na possibilidade deste controle.

Para complementar essa inseguranca, há também os mitos que as pessoas empregam genérica e aleatoriamente à producao de vídeos.

Esses mitos nos fazem acreditar que nao temos como superar a barreira da falta de conhecimento.

Eles projetam a crenca que o processo para obtencao de uma boa imagem em vídeo passa por qualidades natas, as quais nao podemos adquirir.

Às vezes eles nos fazem acreditar que o vídeo é uma instituicao mágica, que mostra mais do que deveria.

Ou fazem com que algumas pessoas simplifiquem as dificuldades em níveis absurdos, alegando que sao feias, com vozes irritantes e que nada poderiam fazer para melhorar suas imagens na tela (a nao ser uma boa dieta, uma fono e umas plásticas…).

Livre-se dessas crencas já. Esses mitos precisam ser quebrados para ontem porque alimentam maus hábitos e falsas percepcoes.

>> Falamos mais disto aqui, no post sobre os 3 Mitos da Producao de Vídeos <<

Portanto, a questão não passa apenas por “como a gente se comporta PARA a câmera” mas também por “como a gente se comporta COM a câmera”.

Medo da Câmera: Timidez

Timidez enquanto sensação

Na maioria dos casos essa mistura de sentimentos de impotência frente às câmeras aliada às falsas crencas desembocam no que comumente as pessoas chamam de timidez.

Isso mesmo: muitas vezes a Timidez é apenas um bode expiatório para a falta de consciência das ferramentas de controle da imagem.

O que quero dizer é que, na maioria dos casos que eu acompanhei de perto, existiu na verdade uma sensacao de timidez que foi confundida com uma característica de personalidade.

Que fique claro: eu nao estou dizendo que a timidez nao se relaciona com o medo da câmera. Digo, sim, que o que acontece é que muitas vezes a timidez enquanto qualidade da personalidade do indivíduo nao é a principal responsável pelo medo da câmera.

Isto fica nítido quando percebemos que há pessoas altamente extrovertidas, ou que lidam com público diariamente, e ainda assim travam na hora de gravar.

Nos inúmeros SETs de filmagem que acompanhei, nao importava a profissao, no geral, os iniciantes tinham muito medo da câmera. Isso inclui profissionais acostumados com o público.

Até professores, acostumados a falar para grandes turmas com técnicas de oratória. Muitos deles, só de pensar em serem filmados, parecem perder toda a espontaneidade que têm em sala de aula.

Pessoas em altos cargos corporativos também. Estes sao os que mais vi a câmera intimidar. E olha que eles estao acostumados a liderar as equipes, a falar frente a centenas de funcionários, que exigem transparência, atuam em grandes eventos, reunioes, precisam motivar pessoas, passar confianca.

Mas a câmera é implacável. Toda a seguranca se esvai em suor e sentimentos de impotência.

E não para por aí. Muitas pessoas nao acreditam, mas sao incontáveis os atores que eu já vi ficarem perdidos em frente à câmera.

Isso mesmo: Atores. Eles, que estao acostumados a palcos, a serem assistidos por centenas de pessoas, ao vivo, que sao conhecidos pela falta de timidez. Eles mesmos!

Entende agora o poder da câmera? Apesar de ser uma caixa pequenina, amedronta muita gente grande.

Mas por que será que isso acontece? Essas pessoas que eu listei nao sao tímidas. O que as faz travar tanto quanto eu?

Repare que o set de filmagem é área desconhecida pelo ator, pelo professor, pelo líder corporativo. Quando a gente se sente confortável com o meio, quando a gente sabe o que está acontecendo com a nossa imagem, quando a gente controla o que está sendo produzido, a gente se sente melhor.

É comum notarmos uma diminuicao da timidez quando estamos entre amigos, em lugares que conhecemos bem. A timidez tende a cair quando estamos confortáveis com o meio, ou seja, quando temos maior confianca em relacao à situacao pela qual estamos passando.

Por isso, quanto mais conhecemos o meio, as pessoas e os processos, menos tímidos nos sentimos. Ou seja, existe uma timidez que nao é baseada em condicoes imutáveis de nossa personalidade, mas simplesmente com a condicao humana, com a necessidade de protecao.

Perceba que este tipo de timidez é facilmente resolvido com conhecimento: conhecer as pessoas com quem se grava, conhecer as ferramentas que podem otimizar a sua imagem, conhecer o local em que você grava, tudo isso ajuda a baixar os níveis de timidez e encarar a gravacao com mais tranquilidade.

O caso dos atores é um grande exemplo disso. Bons atores sabem passar emocoes, têm grande consciência do que estao fazendo. Têm consciência corporal, vocal e, bons atores mesmo,  muita consciência de conteúdo e persona.

Mas você já parou para pensar que o trabalho deles no vídeo depende de uma gama bastante variada de outros profissionais?

Nao interessa o quao bem eles estejam passando essas emocoes no SET de filmagem, tudo o que ele fizer depende também do enquadramento, da música de fundo, da movimentacao de câmera e de uma série de outros fatores.

Pois é, no palco, eles têm total domínio sobre como se movimentar, o quao alto falar, como vao agir e como estao sendo vistos.

O mesmo vale para o professor com a sala de aula e o alto cargo corporativo com a sua equipe e eventos da sua área.

 

Timidez do pós

Existe também um fator psicológico da timidez que nao se relaciona com a producao da nossa imagem, com o conforto no SET, mas com a percepcao do nosso público.

Reflita: o vídeo se tornou uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicacao. Isso porque através dele a gente consegue transmitir mensagens para o nosso público-alvo de maneira absurdamente eficaz.

Isso significa necessariamente que ter a seguranca de falar para a câmera é também uma maneira de se posicionar em relação ao seu produto, à sua ideia, de se expor e de garantir os resultados daquilo que voce mesmo oferece.

Criar vídeos é, sim, uma responsabilidade.

É, portanto, compreensível que realizar vídeos tenha se tornado uma prática muito importante e este fato cria uma certa pressao psicológica.

Por isso, é importante também tentarmos mudar a nossa relacao com a mídia (vídeo).

Ao invés de percebermos o fato de ser assistido por milhares de pessoas como algo assustador, precisamos entender que esta é uma grande oportunidade.

Precisamos tentar perceber nossos medos nao pelo lado do terror, mas de maneira positiva. Explico:

Por um lado ser assistido, reassistido, observado, ter seu conteúdo avaliado, tudo isso é assustador. Mas ao mudar a sua leitura sobre este fato, você vê que essas mesmas situacoes podem ser vistas como oportunidades para mostrar o seu produto, suas ideias, criar um relacionamento com o seu público.

Você só tem a ganhar.

Eu sei que essa visao Pollyanna pode parecer utopia. Quem tem medo de mergulhar, por exemplo, dificilmente vai conseguir enxergar o mergulho como uma oportunidade.

Mas imagine: Você nao acha que mergulhar pode ser uma grande experiência?

É de fato a oportunidade de sentir o seu corpo mais leve, experimentar movimentos que em terra você nunca conseguiria fazer, é outra maneira de lidar com os sentidos, com a pressao física do meio, com o próprio corpo.

Você perde todos esses benefícios se nao mergular, certo? Com a câmera é a mesma coisa.

 

Superando o Medo da Câmera

Isto é muito importante. Você precisa saber que a sua imagem pode ser otimizada e que a câmera é grande aliada neste processo.

Pergunte-se: o que será que eu posso fazer para que essa maquininha me favoreca? Ela é praticamente a representacao do meu público. Como eu quero que o meu público me veja?

Como vimos, a imagem nao é uma istituicao intocável, imutável. Você pode e deve obter controle dela.

Nao ache que a câmera faz registros fiéis do mundo. Absolutamente. Procure comecar a obter as rédeas da situacao através do conhecimento.

Chegamos até aqui para tentar desvincular a ideia de que a timidez enquanto qualidade da personalidade de um indivíduo (portanto difícil de mudar) é a grande responsável pelo medo da câmera.

Pelos exemplos, vimos que a sensacao de timidez vem pela falta de controle da situacao.

Vimos também que sentir-se tímido está também relacionado à inseguranca de como a sua imagem será percebida e nao apenas produzida.

Existe um conforto neste caso. Precisamos ter em mente que ninguém na face da Terra tem controle sobre isto. Mesmo os grandes atores, os grandes comunicadores, diretores, artistas, nao conseguem controlar o que será percebido de suas obras.

Mas a funcao deles – e nossa – é cercar o público de dados que o aproxime do que nós gostaríamos que eles percebessem, sentissem, entedessem.

Por isso é importante conhecer as possibilidades de controle da sua imagem.

Sendo assim, como nao podemos controlar o pós, podemos e devemos controlar o pré.

Entender, debrucar-se sobre os processos e cercar-se de conhecimentos certamente vai trazer seguranca e confianca sobre as possibilidades de atuacao da sua imagem.

Isso, se nao acabar com o seu medo da câmera, vai aliviar um peso e fazer você dar os primeiros passos para superá-lo.

Mas lembre-se sempre de que teoria e prática devem andar juntas. Sem prática nao existe evolucao.

Entao grave muito. Pratique. Erre, observe, conserte e acerte.

E guarde esta informacao: a magia do vídeo é vista apenas no resultado final e nao na producao.

 

Conclusão

Depois desta nossa pequena jornada sobre o mundo do Medo da Câmera, espero que você tenha adquirido informacoes suficientes para alimentar a sua confianca na hora de enfrentar a producao de vídeos.

Como vimos, é preciso mudar a nossa percepcao, estarmos atentos, observar e, o mais importante, praticar.

Sendo assim, vamos recapitular o que vimos neste post:

– O Medo da Câmera vem pela falta de confianca nos resultados dos nossos vídeos;

– Conhecimento é a chave para obter controle da nossa imagem;

– Perder a inocência e tomar as rédeas da situacao sao pontos fundamentais no processo;

– Livrar-se dos Mitos da Producao de Vídeos é algo que você já deveria ter feito;

– Obtenha conforto no SET livrando-se da ideia de timidez;

– Supere a timidez real através da sua percepcao de mundo;

– Nao existe mudanca sem prática.

Caramba. Bastante informacao, eu sei. Mas quero saber o que você acha disso tudo. Ficou alguma dúvida? Algo a mais para ser abordado?

Comente abaixo e me passe um feedback.

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