Criatividade: Como se tornar uma pessoa criativa

Criatividade: Como se tornar uma pessoa criativa
13 de janeiro de 2017 Vitor Alli

Criatividade

Neste artigo eu quero te apresentar alguns conceitos sobre criatividade, propor uma breve reflexão e deixar alguns caminhos para que você se torne uma pessoa mais criativa.

Como para muitos outros termos, não existe uma definição exata para criatividade. A ciência e a filosofia estudam a criatividade há muitos anos, mas até hoje o significado da palavra continua expandindo.

No Método Falar pra Câmera, gosto de pensar na criatividade por um viés mais lógico, como uma habilidade de solução de necessidades. Outras pessoas buscam definir criatividade por um viés mais espiritual e assim por diante.

É um hábito comum e muitas vezes automático conectar a palavra “Criatividade” a um dom ou talento. Uma característica nata, que ou você tem ou você não tem. O fato é que, mesmo sem uma definição exata, é comum a todos os estudiosos que qualquer ser humano tem capacidade criativa e pode desenvolvê-la ao longo da vida.

Se você se sente uma pessoa pouco criativa, eu recomendo que você permaneça neste texto e assine a nossa Newsletter para mudar esta realidade já.

1. Definição

significado_criatividade

Uma das definições de criatividade que mais gosto é a de Torance (1965). Ele diz que “criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas (…) identificar a dificuldade, buscar soluções, (…) testar e retestar hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados”.

Eu gosto desta interpretação porque ela nos ajuda a tirar a criatividade do campo das ideias artísticas e nos ajuda a olhar para ela como uma capacidade de analisar o meio, entender as condições e limitações e utilizar o que está disponível para resolver uma necessidade específica.

Essa necessidade pode ser tanto do campo dos problemas lógicos, como construir uma ponte, encontrar soluções para facilitar a nossa vida e a vida de outras pessoas, como pode ser também do campo da arte, como expressar e traduzir emoções através da dança, pintura, registrar um momento e as sensações dele em uma fotografia.

Cadastre-se e acesse os conteúdos VIP's

No vídeo abaixo, por exemplo, eu mostro como simulei ter 2 câmeras com uma só. E esta é apenas uma das soluções para chegar ao efeito.

Você pode pensar em outras?

 

2. Como Funciona

No caso de um diretor de filmes, a necessidade criativa está em utilizar os recursos audiovisuais para contar uma história e transportar o espectador para aquele universo visual criado na tela.

E como os recursos podem ser limitados, quanto mais interessantes e direcionados forem usados, mais criativos serão os resultados.

Por exemplo, se há uma transformação de um personagem de mocinho para vilão, o diretor pode se utilizar de movimentos e posicionamentos de câmeras, cores, objetos e figurinos.

Para o início, poderia usar tons mais claros, movimentos mais lentos, mais limpos e perfeitos e mais para o fim, tudo pode ficar mais forte, violento e escuro. Tcharam!

Olhar para os recursos e entender como é possível utilizá-los para alcançar objetivos.

Se você quiser mais exemplos práticos e saber como eu faço minhas escolhas criativas nos meus vídeos, eu recomendo a leitura do artigo EQUIPAMENTOS: O GUIA COMPLETO.

Como Funciona a Criatividade

3. Mentiras

É bem comum ver as pessoas achando que, com as condições ideais, com todas as condições disponíveis, elas fariam mais, seriam mais e tudo mais… Para mim isso é Mentira.

Uma pessoa criativa não se deixa depender das condições. Ela segue um caminho mais conectado à vontade de realizar, criar, colocar no mundo.

Uma das características mais nobres de uma pessoa criativa é não pensar muito sobre o que não dá. O criativo está disponível para o teste e para o erro. Observar o erro como uma oportunidade de mais conhecimento em direção ao acerto.

bridge-path-straight-wooden (1)

A verdade é que, pra mim, é muito mais fácil acessar a criatividade quando há limites impostos. Ser criativo é utilizar as suas limitações como forma de liberdade e não como um delimitação. Elas não são as suas jaulas, são seu ponto de partida.

Aqui segue uma dica para quem acha que não tem cenários para fazer vídeos. Pensar que existe um recorte, que a tela é limitada, pode te abrir um leque infinito para ser criativo.

 

4. Caminhos para se Tornar mais Criativo

Ao invés de pensar “não posso realizar minha ideia porque SÓ tenho isso e isso disponível”, passe a pensar “como posso realizar minha ideia com isso e isso?”.

Gosto de pensar que a cabeça de um criativo começa sempre com um TALVEZ.

 

Se ele tem um objetivo, é provável que percorra o seguinte caminho de pensamento…

1. O que quero fazer?
2. Do que preciso para realizar?
3. O que já tenho em mãos?
4. O que nao tenho?
5. Como posso criar o que nao tenho a partir do que tenho?
6. Há formas alternativas de conseguir o que não tenho?
7. Posso adaptar o meu caminho de realização para não necessitar do que não tenho?

 

pexels-photo-52910

Desenhar esses cenários, mesmo que virtualmente, de forma imaginária, vai te ajudar a encarar todos os problemas como algo resolvível.

Não há problema sem solução, pois problemas sem solução já nascem resolvidos.

Para te dar um panorama maior sobre como a gente se fecha para novas soluções por não arriscar, segue um vídeo que mostra exatamente como a diferente combinação dos elementos audiovisuais geram resultados absolutamente diferentes.

 

5. Exercício

E para colocar em prática tudo o que você viu aqui hoje, eu quero lançar um exercício que aprendi com a Rafa Cappai para trabalhar a sua criatividade diariamente.

Exercicios

1. Você vai escolher uma atividade para postar em suas redes sociais por 30 dias. Fazer um vídeo por dia, uma foto por dia, um texto por dia, um conto, uma frase, um
desenho, o que é que você queira trabalhar.

2. Depois você vai criar uma limitação para aguçar o seu instinto criativo. Por exemplo, se for um vídeo, você pode limitar a duração dele, ou criar a necessidade de
ser um video sem falas, ou mesmo um boomerang. Se for uma foto, você pode se obrigar a ter um objeto sempre à vista, ou as fotos serem necessariamente em preto-e- branco. Você pode também limitar os caracteres ou a temática dos seus textos e por aí vai.

3. Por fim, você só precisa criar um compromisso público e postar as suas criaçoes, mesmo que não sejam aquilo que você considera incrível. Faça isso todos os dias, por 30 dias.

 

Gostou do texto de hoje? Em que você acha que ele foi mais útil? Eu espero pelo seu comentário.

Utilize a hashtag #falarpracamera para postar suas criações e me mostra o que você produziu!

Shares

Pin It on Pinterest

APRENDA A INVESTIR NOS EQUIPAMENTOS CERTOS COM ESSE CURSO GRATUITO

x